AULA 9 - 7 de Maio


Na 7ª aula iniciámos um novo programa chamado 3D Studio Max. O exercício consistia na criação de uma lâmparina. O processo desenrolou-se da seguinte maneira:

1º Passo: Definição das 4 viewports do programa (left,front,top, perspective).












2º Passo: Criação de um círculo  com raio 75 e altura 80 com a utlização dos comandos (create,standart primitives,cylinder, 3íman (ajuda na procura de pontos centrais)).












3º Passo: Criação de um torus (saliência em torno da base) com um primeiro raio com 75 e um segundo raio com 5 dando um pouco de altura. Subtraímos o torus a base através de comando como (compound objects, boolean, subtract,add operrands, selecção do torus).














4º Passo:  Arredondamento da base do cilindro seleccionando-o e utilizando os seguintes comandos (modifier list, taper, limit effect, uper limit (80), lower limit (50), amount (-0.4) e curve (1).













5º Passo: Criação de uma parafuso para dar regularização a chama que cria-se a partir de dois cilindros, onde o primeiro cilindro raio 3 e altura 25 e o segundo cilindro com raio 10 e altura 5. Criou-se outro cilindro que será a chama  com raio de 1 e altura de 100 através dos seguintes comandos (modifier list, stretch (-0.3), amplify (0.2), modifier list, noise, fractal, roughness (1), stregh, x (1), y (1) e z (3).  Depois para dar forma a lâmpada e chama usamos comandos como (create, shape, spline, line, modify, vertex, benzier, modifier list, lathe), ou seja, estes últimos comandos permitiram além da revolução  mas amplifica-lá e por fim usámos o botão direito do rato  seleccionando axis. 












6º Passo: No fim, o resultado foi este usando todos os comandos mencionados ao longo dos passos













LINK DE ACESSO AO FICHEIRO DA AULA

https://drive.google.com/drive/folders/1oc6_rXgF6uQTgDi2eV5mBkS5b5VUpvvG?usp=sharing

Comentários